1- O que é a vacina tetravalente contra a gripe de Alta Dose (High Dose)?
A vacina inativada tetravalente de Alta Dose contém quatro vezes mais (60 mcg) a glicoproteína hemaglutinina (antígeno), para cada uma das cepas de influenza enquanto a vacina com a dose padrão contém menor quantidade do antígeno (15 mcg).
2- Qual a vantagem da vacina inativada contra a gripe de Alta Dose?
Estudos demonstraram que, nas pessoas com mais de 65 anos, esta vacina apresentou uma maior eficácia relativa na prevenção de influenza, na redução da mortalidade por pneumonia/influenza e por causas cardiorrespiratórias, quando comparada com a vacina utilizando a dose padrão do antígeno.
3- Qual a procedência e onde encontro a vacina contra a gripe de alta dose?
A vacina inativada tetravalente contra a gripe de Alta Dose (High Dose), conhecida internacionalmente como Efluelda, é produzida pelo laboratório Sanofi Pasteur e estará disponível em breve na PREVCENTER.
4- Qual a recomendação da vacina tetravalente contra a gripe de Alta Dose?
No Brasil, a vacina tetravalente de alta dose, está indicada em bula somente para as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
Nos Estados Unidos, o Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização, recomenda que os adultos com 65 anos ou mais recebam preferencialmente as vacinas inativadas tetravalentes de Alta Dose (High-Dose). Caso não estejam disponíveis, qualquer outra vacina contra influenza apropriada para a idade deve ser utilizada.
5- Quais são os efeitos adversos da vacina contra a gripe de Alta Dose?
Alguns efeitos colaterais foram relatados com mais frequência após a vacinação com a vacina de Alta Dose quando comparados com as vacinas inativadas com Dose Padrão. Os efeitos colaterais mais comuns experimentados durante os estudos clínicos foram leves e temporários e incluíram dor, vermelhidão no local da injeção, dor de cabeça, dores musculares e mal-estar; a maior parte deles se resolveu dentro de três dias após a vacinação. A intensidade dessas reações foi leve a moderada.
Links úteis!