Gripe (Influenza)

O que você precisa saber sobre a vacina

Quem deve ser vacinado?

  • Todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade.

Quem não deve ser vacinado?

  • Pessoas com alergia grave a algum componente da vacina.

Efeitos adversos mais comuns

  • Dor muscular.
  • Vermelhidão.
  • Febre.
  • Mal-estar.
Temos um time de especialistas para ajudar com suas dúvidas.

Entre me contato e agende sua vacina!

Mais informações

A cada ano, 10% a 20% da população mundial é acometida pela gripe sazonal humana. Cerca de 5 milhões dos casos são graves e até 650.000 vão a óbito. Ela pode se manifestar como Síndrome Respiratória Aguda Grave, necessitando internação em Unidade de Tratamento Intensivo. Também pode causar pneumonia bacteriana, otite, sinusite, desidratação, agravamento de doenças crônicas, óbito, entre outras complicações.

Idosos, crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas apresentam um risco bem maior de complicações. Portanto, devem receber prioritariamente a vacina contra a gripe.

As vacinas tetravalentes oferecem maior proteção em relação às vacinas trivalentes, pois fornece cobertura contra duas cepas do vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e, também, contra duas linhagens das cepas do vírus influenza B.

Na temporada 2023, a vacina tetravalente contra a gripe para o hemisfério sul utiliza as seguintes cepas do vírus influenza: AH1N1/Sydney/5/2021 pdm09, AH3N2/Darwin/9/2021, B/Austria/1359417/2021 e B/Phuket/ 3073/2013. Ela é indicada para todas as pessoas acima de seis meses, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Nos idosos, estudos têm demonstrado que as vacinas inativadas contra a gripe, utilizando dose padrão da glicoproteína hemaglutinina (15 mcg), apresentam uma menor eficácia clínica.

Nas pessoas com 65 anos ou mais, estudo de meta-análise tem demonstrado que a utilização de vacinas contendo altas doses de glicoproteína hemaglutinina (60 mcg – “High-Dose”) para cada uma das cepas de influenza (A/H3N2, A/H1N1 e B) apresenta maior eficácia na prevenção da gripe quando comparada com as vacinas que utilizam a dose padrão da hemaglutinina (15 mcg – Dose padrão). Houve também redução na mortalidade por pneumonia/influenza e por causas cardiorrespiratórias no grupo que utilizou a formulação de alta dose. 

O Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização dos E.U.A, recomenda que os adultos com ≥65 anos recebam preferencialmente as vacinas quadrivalentes inativadas de alta dose (“High-Dose”).

Nova vacina de Alta Dose (“High Dose”) contra a Gripe

1-O que é a vacina tetravalente contra a gripe de Alta Dose (“High Dose”)?

A vacina tetravalente de Alta Dose possui uma dosagem quatro vezes maior (60 mcg) de glicoproteína hemaglutinina para atingir cada uma das cepas de influenza. Por outro lado, a vacina com a dose padrão contém menor quantidade do antígeno (15 mcg).

Neste ano de 2023, pela primeira vez no Brasil, a vacina tetravalente contra a gripe contendo denominada de Alta Dose (“High Dose”) produzida pelo laboratório Sanofi Pasteur será comercializada no nosso meio.

2-Qual a recomendação da vacina tetravalente contra a gripe de Alta Dose?

Nos Estados Unidos, a vacina tetravalente de alta dose é aprovada apenas para pessoas com 65 anos ou mais. No Brasil, a vacina tetravalente de alta dose, conhecida internacionalmente como Efluelda, está indicada em bula para as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

3-Qual o benefício da vacina tetravalente contra a gripe de Alta Dose?

Estudos nas pessoas com 65 anos ou mais, demonstraram que a vacina em alta dose apresentou maior eficácia na prevenção de influenza quando comparada com as vacinas utilizando a dose padrão da hemaglutinina. Houve também redução na mortalidade por pneumonia/influenza e por causas cardiorrespiratórias no grupo que utilizou a formulação de alta dose.

4- Quais são os efeitos adversos da vacina contra a gripe de Alta Dose?

Alguns efeitos colaterais foram relatados com mais frequência após a vacinação com a vacina de Alta Dose quando comparados com as vacinas inativadas com Dose Padrão. Os efeitos colaterais mais comuns experimentados durante os estudos clínicos foram leves e temporários, dentre eles:

  • dor e vermelhidão no local da injeção;
  • dor de cabeça;
  • dores musculares;
  • mal-estar.

A maior parte deles se resolveu dentro de três dias após a vacinação.  A intensidade dessas reações variou entre leve e moderada.

Pontos importantes

  • A cada ano cerca de 10% a 20% da população mundial é acometida pela gripe humana.
  • A cada ano ocorrem cerca de meio milhão de óbitos devido à gripe.

Seja você também mais um cliente satisfeito

Star
Gostaria de deixar registrado o excelente atendimento da enfermeira Clara e de toda equipe de agendamento. Sempre muito cuidadosas, atenciosas e carinhosas. Todas as vacinas dadas com tanto carinho e zelo. Obrigada!

Ingrid Marques

Star
Atendimento excelente! A clínica dispõe de profissionais atenciosas e carinhosas, que explicam e orientam sobre as vacinas e com o diferencial de serem todas enfermeiras super capacitadas. Ambiente agradável, limpo e organizado, atendendo a todos os protocolos de segurança. Recomendo!

Marcela Rank

Star
Clínica de excelência com profissionais competentes. Agradeço especialmente à Jéssica, que sempre conduziu com carinho todas as vacinas da minha filha desde o primeiro mês de vida.

Vanessa

Star
Atendimento excelente. Todas as funcionárias são um amorzinho com as crianças. Minha bebê só é vacinada lá desde o primeiro mês e sempre somos muito bem tratadas. Só elogios a todos.

Paula Santos

Star
Atendimento muito bom, organizado. E a Jessica, que aplicou a vacina na minha filha, foi bem competente e atenciosa!

Lia Otoch

Star
A Clínica sempre me atendeu muito bem. Passa seriedade, competência e presta um excelente atendimento.

Denise Speranza

Star
Sempre bem atendida. Hoje mesmo a enfermeira Aline me orientou com precisão sobre o reforço da vacinação.

Rita Veríssimo

Star
Fui atendido na hora correta, os funcionários super delicados com meu bebê. Virei fã!

Rafael Ramos

Star
Excelente lugar para colocar as vacinas em dia, pessoal atencioso e as enfermeiras têm as mãos de seda.

Marcello Ferreira

Star
Ótimo ambiente e atendimento perfeito. Muito obrigado, Daize, pela atenção!

Valdir Junior

Star
Excelente atendimento! A melhor clínica de vacinação da Barra!

Thiago Barbosa

Star
Confio e indico. Excelente instalação e atendimento impecável.

Denise Mello

Star

Ótimo atendimento, atendimento excelente!

Myriam Esperança

Star

Ótimo atendimento!

Mara Gadelha

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas

Nome
Telefone
Selecione a unidade
Mensagem
Unidade Barra da Tijuca
local

Avenida das Américas, 3255 – Loja 252/253<br>(Shopping Barra Garden – 2º piso)

Atendimento na clínica e domiciliar na Zona Oeste*

whatsapp  (21) 98486-9591

*Confira bairros de atendimento
Atend.  Domiciliar Zona Sul
telefone
Zona Sul*
*Confira bairros de atendimento
© 2024 PREVCENTER Agência Digital no RJ