CONHEÇA NOSSO BLOG
28Fev
2020 02 28 Sarampo

Sarampo: dimensão do problema

Compartilhe !

Antes da introdução da vacina, epidemias importantes de sarampo ocorriam a cada dois a três anos com cerca de 2.6 milhões de óbitos a cada ano no mundo. O aumento no número dos casos de sarampo tem sido um fenômeno global; O número de casos de sarampo em 2018 foi 15 vezes maior em comparação ao número de casos reportados em 2016. Em 2019, foram notificados 61.293 casos suspeitos de sarampo no Brasil.

O sarampo é doença altamente contagiosa e transmitida por meio de secreções expelidas ao tossir ou espirrar, pelo contato direto com secreções nasais ou da orofaringe e, pelo contato pessoal próximo. O vírus permanece viável no ar ou em superfícies infectadas por até 2 horas. Cada caso de sarampo pode infectar até 12 a 18 pessoas suscetíveis. A taxa de ataque é de 90%, ou seja, após exposição a um caso de sarampo, nove de cada dez pessoas suscetíveis vão contrair a doença. O sarampo pode acometer pessoas de qualquer idade. Aproximadamente 30% dos casos apresentam uma ou mais complicações. O risco de complicações aumenta nos países em desenvolvimento, onde a taxa de letalidade varia de 4 a 10%.

Embora exista uma vacina segura e eficaz com esquema de duas doses, a taxa de cobertura vacinal global para a segunda dose ainda é de somente cerca de 69%. Para evitar a expansão dos casos de sarampo em determinada população, é importante que a cobertura vacinal esteja acima de 95%.

No Brasil, a vacina combinada de vírus vivo atenuados contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, denominada tríplice viral, está indicada para as crianças, os adolescentes e os adultos. Ela está contraindicada na gravidez, nos imunodeprimidos e nas crianças com menos de seis meses de idade.

A vacina tríplice viral, deve ser administrada aos 12 meses de idade e uma segunda dose aos 15 meses. É considerada protegida a criança que tenha recebido duas doses da vacina após 1 ano de idade. Em situações de risco como, surtos ou exposição domiciliar ao sarampo, é possível antecipar e vacinar crianças imunocompetentes de 6 a 12 meses de idade com a vacina tríplice viral; entretanto, esta dose não deve ser contabilizada para proteção a longo prazo, e duas doses após o primeiro ano de vida ainda serão necessárias.

O esquema vacinal para os adultos consiste em aplicar duas doses para os que ainda não receberam nenhuma dose da vacina ou que desconheçam seus antecedentes vacinais, e aplicar uma dose para aqueles indivíduos que já receberam uma dose previamente. A eficácia desta vacina para prevenção do sarampo, naqueles que recebem duas doses, é de aproximadamente 99%; entretanto, os títulos de anticorpos podem diminuir com o tempo.

É digno de nota que os jovens e adultos acima dos 15 anos de idade nasceram em uma época em que a segunda dose não fazia parte do Calendário Nacional de Vacinação, assim, muitos não estão totalmente protegidos. Portanto, sugerimos aos nossos clientes que verifiquem seu histórico vacinal. São considerados protegidos aqueles que tenham recebido duas doses da vacina após o primeiro ano de vida.

Vacine-se na PREVCENTER!

Agora que você tem informações reais e seguras sobre o Sarampo no Brasil, chegou a hora de se vacinar. Na PREVCENTER você encontra a vacina Tríplice Viral para vacinação imediata! Proteja-se e proteja toda sua família. Entre em contato para mais informações.

Posts RecentesCategoriasTags
© 2020 PREVCENTER Agência Digital no RJ