Sarampo, Caxumba e Rubéola

O que você precisa saber sobre a vacina

Quem deve ser vacinado?

  • Crianças com 12 meses de idade, com segunda dose aos 15 meses.

Quem não deve ser vacinado?

  • Grávidas.
  • Imunodeprimidos.

Efeitos adversos mais comuns

  • Sensação de queimação no local da injeção.
  • Febre.
  • Erupção cutânea.
Temos um time de especialistas para ajudar com suas dúvidas.

Entre me contato e agende sua vacina!

Mais informações

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de causa viral; é doença extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. A transmissão do sarampo ocorre de forma direta, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar as quais entram em contato com o trato respiratório ou mucosas de pessoas suscetíveis. Por isso, o elevado poder de contágio da doença. O período de incubação varia de 6 a 21 dias. A transmissão ocorre de quatro a seis dias antes e até quatro dias após o aparecimento do exantema. Pode acometer pessoas de qualquer idade.

As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, o sarampo é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade. Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. Entretanto, atualmente o país enfrenta surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Casos importados da doença identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.

Uma ou mais complicações ocorrem em aproximadamente 30% dos casos de sarampo. A diarreia é a complicação mais comum; a maioria das mortes é devida a complicações do trato respiratório ou encefalite. A otite média ocorre em 5 a 10 por cento dos casos e é mais comum em indivíduos mais jovens. O risco de complicações aumenta nos países em desenvolvimento, onde a taxa de letalidade é de 4 a 10%.

A caxumba é uma doença infecciosa aguda, de causa viral; o período de incubação varia de 16 a 18 dias da exposição ao início dos sintomas. A caxumba geralmente começa com alguns dias de febre, dor de cabeça, mialgia, fadiga e anorexia; estas manifestações geralmente são seguidas pelo desenvolvimento de inchaço da glândula salivar em 48 horas. A parotidite ocorre mais comumente entre crianças entre dois e nove anos de idade; a sensibilidade, ocasionalmente associada à dor de ouvido, normalmente precede o inchaço da parótida. A parotidite pode ser unilateral ou bilateral; O envolvimento unilateral inicial é seguido por um envolvimento contralateral alguns dias depois em 90% dos casos. O inchaço da parótida pode durar até 10 dias. A caxumba geralmente é autolimitada; a maioria das pessoas recupera completamente dentro de algumas semanas. As complicações da caxumba podem incluir inflamação dos testículos e manifestações neurológicas tais como: meningite, encefalite e surdez.

A rubéola é uma doença infecciosa aguda, de causa viral; tem como complicação mais temida a rubéola congênita. As mulheres em idade fértil devem avaliar a presença de imunidade contra a rubéola antes de engravidar, e caso necessário, deverão se vacinar. Recomenda-se evitar a gravidez por trinta dias após a administração da vacina.

Na criança, a vacina combinada de vírus vivo atenuados contra o sarampo, caxumba e a rubéola (tríplice viral) deve ser administrada aos 12 meses de idade e uma segunda dose deve ser realizada aos 15 meses de idade. A primeira dose das vacinas tríplice viral e varicela devem ser feitas na mesma visita, aplicadas em locais diferentes ou utilizando a vacina combinada tetraviral em uma única administração; esta última se mostrou associada a uma maior frequência de febre em lactentes que receberam a primeira dose com a vacina tetraviral. É considerada protegida a criança que tenha recebido duas doses da vacina após 1 ano de idade. Na situação de surto ou exposição domiciliar, a primeira dose pode ser aplicada a partir de 6 meses de idade. Nesses casos, a administração de mais duas doses a partir dos 12 meses de idade ainda será necessário.

Para as crianças com esquema completo, não há evidências que justifiquem uma terceira dose como rotina, podendo ser considerada em situações de surto de caxumba e risco para esta doença.

O esquema vacinal para os adultos consiste em aplicar uma dose para indivíduos que receberam uma dose previamente; aplicar duas doses para os que ainda não receberam nenhuma dose da vacina ou com antecedentes vacinais desconhecidos. O intervalo mínimo de 30 dias entre as doses precisa ser respeitado.

Pontos importantes

  • O sarampo é doença extremamente contagiosa; complicações ocorrem em aproximadamente 30% dos casos.
  • O risco de complicações pelo sarampo aumenta nos países em desenvolvimento, onde a taxa de letalidade é de 4 a 10%.
  • As complicações da caxumba podem incluir orquite e manifestações neurológicas tais como: meningite, encefalite e surdez.
  • A rubéola tem como complicação mais temida a rubéola congênita.

Seja você também mais um cliente satisfeito

Star
Gostaria de deixar registrado o excelente atendimento da enfermeira Clara e de toda equipe de agendamento. Sempre muito cuidadosas, atenciosas e carinhosas. Todas as vacinas dadas com tanto carinho e zelo. Obrigada!

Ingrid Marques

Star
Atendimento excelente! A clínica dispõe de profissionais atenciosas e carinhosas, que explicam e orientam sobre as vacinas e com o diferencial de serem todas enfermeiras super capacitadas. Ambiente agradável, limpo e organizado, atendendo a todos os protocolos de segurança. Recomendo!

Marcela Rank

Star
Clínica de excelência com profissionais competentes. Agradeço especialmente à Jéssica, que sempre conduziu com carinho todas as vacinas da minha filha desde o primeiro mês de vida.

Vanessa

Star
Atendimento excelente. Todas as funcionárias são um amorzinho com as crianças. Minha bebê só é vacinada lá desde o primeiro mês e sempre somos muito bem tratadas. Só elogios a todos.

Paula Santos

Star
Atendimento muito bom, organizado. E a Jessica, que aplicou a vacina na minha filha, foi bem competente e atenciosa!

Lia Otoch

Star
A Clínica sempre me atendeu muito bem. Passa seriedade, competência e presta um excelente atendimento.

Denise Speranza

Star
Sempre bem atendida. Hoje mesmo a enfermeira Aline me orientou com precisão sobre o reforço da vacinação.

Rita Veríssimo

Star
Fui atendido na hora correta, os funcionários super delicados com meu bebê. Virei fã!

Rafael Ramos

Star
Excelente lugar para colocar as vacinas em dia, pessoal atencioso e as enfermeiras têm as mãos de seda.

Marcello Ferreira

Star
Ótimo ambiente e atendimento perfeito. Muito obrigado, Daize, pela atenção!

Valdir Junior

Star
Excelente atendimento! A melhor clínica de vacinação da Barra!

Thiago Barbosa

Star
Confio e indico. Excelente instalação e atendimento impecável.

Denise Mello

Star

Ótimo atendimento, atendimento excelente!

Myriam Esperança

Star

Ótimo atendimento!

Mara Gadelha

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas

Nome
Telefone
Selecione a unidade
Mensagem
Unidade Barra da Tijuca
local

Avenida das Américas, 3255 – Loja 252/253<br>(Shopping Barra Garden – 2º piso)

Atendimento na clínica e domiciliar na Zona Oeste*

whatsapp  (21) 98486-9591

*Confira bairros de atendimento
Atend.  Domiciliar Zona Sul
telefone
Zona Sul*
*Confira bairros de atendimento
© 2024 PREVCENTER Agência Digital no RJ