foto-destaque-calendario-infantil

Vacinas para crianças

Difteria-Tétano-Coqueluche acelular infantil (DTPa)

Esta vacina protege contra a difteria, o tétano e a coqueluche (pertussis) as quais são doenças potencialmente graves. As vacinas mais modernas denominadas vacinas acelulares contra a difteria, o tétano e a coqueluche apresentam menor ocorrência de reações tais como: dor no local da administração, febre elevada, irritabilidade e choro prolongado. Sempre que possível, seu uso deve ser preferido. Nos países desenvolvidos estas vacinas acelulares constituem a vacina de preferência do calendário de vacinação.

Esquema: As três primeiras doses da vacina tríplice bacteriana acelular (DTPa) devem ser aplicadas no 2º, 4º e no 6º mês de vida; uma quarta dose (1º reforço) deve ser aplicada entre 15-18 meses e a quinta dose (2º reforço) entre 4-6 anos de vida.

Indicação: Proteção contra a difteria, o tétano e a coqueluche associada a menor ocorrência de efeitos adversos.

Importante: Decorrente do recente aumento de casos de coqueluche entre os adultos no mundo e da consequente transmissão desta doença para as crianças, recomenda-se que todas as pessoas (babás, pais, irmãos, avós) que cuidam de crianças com menos de 1 ano de idade vacinem-se contra Difteria, Tétano e Coqueluche utilizando a vacina formulada para uso nos adultos.