CONHEÇA NOSSO BLOG
13Jun
Vacina HPV 9-valente, nonavalente.

Vacina HPV 9-valente: veja como se proteger do papilomavírus humano!

Compartilhe !

O papilomavírus humano (HPV) é um patógeno sexualmente transmissível que causa doenças anogenitais e orofaríngeas em homens e mulheres. A infecção viral persistente, que surge por conta de genótipos de HPV de alto risco, causa praticamente todos os cânceres do colo do útero.

Os sorotipos de HPV 16 e 18 causam aproximadamente 70% de todos os cânceres cervicais em todo o mundo, e os tipos 31, 33, 45, 52 e 58 causam outros 20%. Os tipos 16 e 18 do HPV também causam quase 90% dos cânceres anais e uma proporção significativa de câncer orofaríngeo, câncer vulvar e vaginal e câncer peniano. Os tipos 6 e 11 do HPV causam aproximadamente 90% das verrugas anogenitais.

Estima-se que cerca de 85% das pessoas terão uma infecção por HPV durante a vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há cerca de 9 a 10 milhões de infectados por esse vírus no Brasil e a cada ano surgem 700 mil novos casos de infecção.

A nova vacina nonavalente (HPV 9-valente) contra o papilomavírus humano (HPV) do laboratório Merck Sharp & Dohme, foi aprovada pela ANVISA em 26/12/2017 e recentemente comercializada no Brasil.

A vacina HPV 9-valente está indicada para ambos os sexos entre 9 e 45 anos de idade para prevenção de cânceres do colo do útero, vulva, vagina, ânus, orofaringe, lesões pré-cancerosas ou displásicas, verrugas genitais e infecções persistentes causadas pelos sorotipos do papilomavírus humano contidos na vacina

Principais dúvidas sobre a nova vacina nonavalente (HPV 9-valente) contra o papilomavírus humano (HPV)

1) Qual a diferença entre as vacinas quadrivalente (HPV 4-valente) e nonavalente (HPV 9-valente) contra o HPV?

Ambas as vacinas protegem contra os sorotipos 16 e 18, responsáveis por quase 70% dos casos de câncer do colo do útero, e contra os sorotipos 6 e 11 associados aos casos de verrugas ano-genitais.

A vacina HPV 9-valente confere proteção adicional contra os sorotipos 31, 33,45, 52 e 58, os quais são responsáveis por cerca de 15-20% dos casos de câncer do colo uterino. Portanto, a proteção da vacina HPV 9-valente contra o câncer do colo do útero é de cerca de 90%.

2) Quais as recomendações para a vacina HPV 9-valente?

A Sociedade Brasileira de Imunizações recomenda, sempre que possível, o uso preferencial da vacina HPV 9-valente e a revacinação daqueles anteriormente vacinados com HPV 2 ou HPV 4-valente, com o intuito de ampliar a proteção para os tipos adicionais. A vacina HPV 9-valente está indicada para os 9-45 anos de idade para ambos os sexos.

3) Qual o esquema recomendado da HPV 9-valente, a partir dos 9 anos de idade, para os nunca vacinados contra o HPV?

Em geral, as recomendações são as seguintes:

  • duas doses para aqueles de 9-14 anos: esquema de “0-6” meses;
  • três doses para aqueles a partir de 15 anos: esquema de “0–2–6” meses.

4) Qual o intervalo e o esquema recomendado da HPV 9-valente naqueles que já completaram o esquema anteriormente com a HPV 4-valente ou HPV2?

É necessário respeitar um intervalo de pelo menos 12 meses entre a última dose do esquema com a HPV 4-valente ou HPV2 e o início do esquema com a HPV 9-valente. Depois disso, é preciso seguir as seguintes indicações:

  • duas doses para aqueles de 9-14 anos: esquema de “0-6” meses;
  • três doses para aqueles a partir de 15 anos: esquema de “0–2–6” meses.

5) Quantas doses da HPV 9-valente são recomendadas para quem tem entre 9 e 14 anos de idade, que já fizeram uma única dose da vacina HPV 4-valente?

Para esses, é preciso fazer a aplicação de duas doses no esquema de 0-6 meses, iniciando a dose “0” da HPV 9-valente após o intervalo de seis meses da única dose realizada de HPV 4-valente.

6) Quantas doses da HPV 9-valente estão recomendadas naqueles com idade a partir dos 15 anos que já fizeram uma única dose da vacina HPV 4-valente?

Nesse caso, recomenda-se a aplicação de três doses no esquema 0–2–6 meses, respeitando o intervalo de dois meses da única dose realizada de HPV 4-valente para iniciar o esquema com a primeira dose da HPV 9-valente.

7) Quantas doses da HPV 9-valente estão recomendadas naqueles com idade a partir dos 15 anos que já fizeram duas doses da vacina HPV 4-valente?

Se esse for o caso, recomenda-se que sejam aplicadas três doses no esquema 0–2–6 meses. É preciso respeitar o intervalo de três meses da segunda dose realizada da HPV 4-valente para iniciar o esquema com a primeira dose da HPV 9-valente.

Posts Recentes Categorias Tags
© 2024 PREVCENTER Agência Digital no RJ