Pneumocócica conjugada 13-valente (Infecção Pneumocócica)

O que você precisa saber sobre a vacina

Quem deve ser vacinado?

  • Crianças no primeiro ano de vida aos 2, 4 e 6 meses, e uma quarta dose de reforço entre 12 e 15 meses de idade.
  • Crianças e adolescentes com risco elevado para doença pneumocócica invasiva, previamente não vacinados, podem receber a vacina pneumocócica conjugada 13-valente até os 18 anos, juntamente com a VPP23.
  • Para adultos saudáveis acima de 60 anos de idade e para todos os adultos de qualquer idade portadores de doenças com risco elevado para infecção pneumocócica recomenda-se a VPC13 em esquema com a VPP23.
  • Todos os adultos entre 19 e 60 anos de idade portadores de doença pulmonar crônica, enfisema, asma, fumantes, doença cardiovascular crônica, diabetes mellitus, doenças hepáticas crônicas e cirrose.

Quem não deve ser vacinado?

  • Crianças que apresentaram anafilaxia após usar algum componente da vacina ou após dose anterior da vacina.

Efeitos adversos mais comuns

  • Diminuição do apetite, irritabilidade, alterações no sono, febre, sensibilidade no local da aplicação, inchaço e diarréia são os sintomas mais comuns.
  • Os eventos adversos são mais frequentes quando as vacinas são aplicadas no mesmo dia que a vacina DTPw-HB/Hib.

Mais informações

A doença pneumocócica é a causa mais comum de óbitos causados por doenças passíveis de prevenção no mundo. O risco de doença pneumocócica invasiva é maior nas crianças com menos de um ano de idade; portanto o esquema de vacinação deve ser iniciado o mais precocemente possível.

A vacina disponível na PREVCENTER é a vacina pneumocócica conjugada 13-valente; esta vacina confere uma proteção mais ampla em relação a vacina 10-valente apresentando uma proteção adicional contra 3 sorotipos desta bactéria.

A vacina pneumocócica conjugada 13-valente inclui os 13 sorotipos desta bactéria mais prevalentes nas doenças pneumocócicas como meningite pneumonia, e otite média aguda.

As crianças saudáveis até os cinco anos e as crianças com risco elevado até os seis anos de idade, que fizeram as quatro primeiras doses da vacina conjugada 10 valente,

devem receber uma dose adicional da vacina 13 valente respeitando intervalo mínimo de dois meses após a última dose.

Crianças e adolescentes com risco elevado para doença pneumocócica invasiva, previamente não vacinados, podem receber a vacina pneumocócica conjugada 13-valente até os 18 anos; nesses casos, também devem receber a vacina pneumocócica

polissacarídica 23-valente com intervalo mínimo de dois meses entre elas.

Entre os adultos, a pneumonia é a principal causa de internação hospitalar naqueles com mais de 50 anos de idade. Existem duas vacinas contra a infecção pneumocócica: a vacina pneumocócica polissacáride 23-valente (VPP23) e a vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13). Esquema sequencial, utilizando ambas as vacinas conjugada 13-valente e polissacáride 23-valente, está indicado para todos os adultos saudáveis acima de 60 anos de idade e para todos os adultos de qualquer idade portadores de doenças com risco elevado para infecção pneumocócica, tais como: imunodeficiências, HIV, insuficiência renal crônica, síndrome nefrótica, leucemias, linfomas, doença de Hodgkin, neoplasia, imunossupressão por drogas, transplantados de órgãos sólidos, mieloma múltiplo, esplenectomizados, anemia falciforme, fístula liquórica e implante.

Pontos importantes

  • O pneumococo é a bactéria responsável pela maior parte dos casos graves de pneumonia, meningite, infecções da corrente sanguínea, sinusite e otite média nas crianças em todo o mundo.
  • A doença pneumocócica é um problema de saúde pública sendo responsável pelo óbito de 1,6 a 2,0 milhões de pessoas a cada ano no mundo; metade desses óbitos ocorrem nas crianças.
  • O risco de doença pneumocócica invasiva é maior nas crianças com menos de um ano de idade.

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas

Nome
Telefone
Selecione a unidade
Mensagem
local

Unidade Barra da Tijuca

local

Avenida das Américas, 3255 – Loja 252/253 (Shopping Barra Garden – 2º piso)

local

Unidade Copacabana

local

Rua Siqueira Campos, 93 – Grupo 606 (Ed. Medical Center)

local

Unidade Ipanema

local

Rua Visconde de Pirajá, 260 – Loja E (próximo a Vinicius de Moraes)

© 2019 PREVCENTER Agência Digital no RJ