Recentemente foi licenciada no Brasil a vacina contra o meningococo do sorogrupo B, a qual está indicada para uso a partir dos dois meses de idade. Esta vacina também está licenciada na Europa, no Canadá, Austrália e EUA.
Atualmente, o sorogrupo B tornou-se a principal causa de doença meningocócica invasiva em bebês com menos de um ano de idade no Brasil, sendo responsável por 47 a 58% dos casos nesta faixa etária.
Para as crianças que iniciaram o esquema de vacinação aos 2 meses de idade, são recomendadas três doses administradas aos 3, 5 e 7 meses de idade e um reforço entre 12-15 meses.
Para as crianças que iniciaram o esquema de vacinação entre 3 e 11 meses de idade, são recomendadas duas doses com intervalo de dois meses entre elas, idealmente aos 3 e 5 meses de idade, e uma dose de reforço entre 12 e 15 meses de idade (esquema 2 + 1).
Para as crianças não vacinadas entre 12 e 23 meses de idade são recomendadas duas doses com intervalo de 2 meses entre elas e, também uma dose de reforço com intervalo de 12 a 23 meses após a série primária.
A partir dos 24 meses de idade, são recomendadas duas doses com intervalo mínimo de um mês entre elas; não foi estabelecida a necessidade de reforços.
Para adolescentes (a partir de 11 anos de idade) e adultos estão recomendadas duas doses com intervalo mínimo de 1 mês entre as doses; não foi estabelecida a necessidade de reforços.