A meningite meningocócica é doença grave apresentando sequelas e elevada letalidade; geralmente evolui de forma repentina com rápida progressão, podendo levar ao óbito em um intervalo de 24 a 48 horas. No Brasil, onde circulam os sorogrupos C, B, W e Y, esta doença ocorre de forma endêmica e em surtos epidêmicos.
A meningite meningocócica apresenta curso rápido, com o surgimento súbito de febre alta, intensa dor de cabeça, rigidez de nuca, vômitos e confusão mental. O Rash aparece como lesões discretas de 1 a 2 mm de diâmetro, mais frequentemente no tronco e membros inferiores; mais de 50% dos pacientes têm petéquias na apresentação. A letalidade da doença é elevada: 10% a 20%, podendo chegar a 70%, nas formas graves de meningococcemia. Cerca de 10% a 20% ficam com sequelas como surdez, cegueira, problemas neurológicos e amputação dos membros.
A vacina conjugada contra a meningite meningocócica causada pelos sorogrupos ACWY deve, sempre que possível, ser a opção de preferência devido a sua maior abrangência. Ela pode ser administrada a partir dos 2 meses de idade. No Brasil, quatro vacinas estão licenciadas para crianças e o esquema primário, iniciado no primeiro ano de vida, varia conforme o fabricante da vacina utilizada. Para todas as vacinas meningocócicas conjugadas estão recomendados dois reforços: entre 5-6 e aos 11 anos de idade (ou cinco anos após a última dose) tendo em vista a perda rápida de proteção.
Crianças vacinadas com a vacina monovalente C, podem se beneficiar com o uso da vacina quadrivalente ACWY. Para os adolescentes a vacina quadrivalente ACWY está recomendada aos 11 anos de idade; uma outra dose de reforço está recomendada aos 16 anos para aqueles não vacinados na infância. A vacina ACWY está também indicada para todos os adultos na dependência da situação epidemiológica. Os adolescentes e os adultos que realizarem esta vacina pela primeira vez após os 16 anos de idade não necessitam de reforço. Entretanto, em situações de risco elevado para doença meningocócica, a necessidade de reforços adicionais poderá estar indicada.