Hepatite B

O que você precisa saber sobre a vacina

Quem deve ser vacinado?

  • Crianças, nas primeiras 12-24 horas de vida.
  • Pessoas de todas as idades.
  • Gestantes não vacinadas.

Quem não deve ser vacinado?

  • Pessoas que apresentaram reações adversas à dose anterior da vacina.

Efeitos adversos mais comuns

  • Dor, incômodo e vermelhidão no local da aplicação.
  • Cansaço.
  • Tonteira.
  • Dor de cabeça.
  • Desconforto gastrointestinal.

Mais informações

A hepatite B é um importante problema global de saúde pública; é uma das principais causas de hepatite aguda e crônica, cirrose e câncer de fígado no mundo. É uma infecção viral, potencialmente fatal, a qual acomete principalmente o fígado. O período de incubação é em média de 75 dias variando de 30 a 180 dias. O vírus da hepatite B pode persistir após a infecção e causar uma hepatite crônica.

Nas áreas altamente endêmicas, a transmissão perinatal da mãe para o bebê no momento do nascimento é muito comum; esta forma de transmissão vertical está associada a um risco elevado de até 90% de desenvolver infecção crônica pelo vírus de hepatite B. Outra forma de infecção se dá através da transmissão horizontal, por exposição ao sangue, particularmente de criança infectada para criança não infectada durante os primeiros cinco anos de vida.

A transmissão da hepatite B ocorre através da exposição percutânea e das mucosas pelo contato com sangue, saliva, sêmen e outras secreções orgânicas de pessoas portadoras deste vírus. A exposição sexual pode ocorrer particularmente nos não vacinados e naqueles com comportamento de risco; na idade adulta, o risco de desenvolver infecção crônica pelo vírus de hepatite B é de até 5%. Outras formas de transmissão são o reuso de agulhas e seringas, procedimentos cirúrgicos e odontológicos, tatuagem e uso de lâminas de barbear e de outros objetos cortantes contaminados com sangue infectado.
Na criança a primeira dose deve ser aplicada por via intramuscular nas primeiras 12 horas de vida. A segunda dose pode ser feita com um ou dois meses e a terceira, aos seis meses de vida. Crianças com peso de nascimento igual ou inferior a 2 Kg ou idade gestacional < 33 semanas devem obrigatoriamente receber um total de quatro doses (ao nascer – 1 – 2 – 6 meses). Esquema alternativo, ao nascer – 2 – 4 – 6 meses, pode ser utilizado caso a mãe não seja portadora do vírus da hepatite B. Crianças maiores de 6 meses e adolescentes não vacinados devem receber 3 doses da vacina no esquema 0, 1 e 6 meses.

Recém-nascidos filhos de mães portadoras do vírus da hepatite B (HbsAg positivas) devem receber, além da vacina, a imunoglobulina específica para hepatite B (HBIG), na dose 0,5mL, até o sétimo dia de vida, preferencialmente logo ao nascer, no membro inferior contralateral da vacina.

O esquema de vacinação para adultos é composto por três doses: na data escolhida, um mês após a primeira dose, e seis meses após a 1º dose. A eficácia desta vacina é de 95%. Esta vacina está recomendada para todos os adultos que não tenham sido previamente vacinados, principalmente aqueles com vida sexual ativa.

Pontos importantes

  • A hepatite B é uma infecção viral que acomete o fígado e pode causar ambas, doença aguda e crônica.
  • A transmissão da hepatite B ocorre através do contato com sangue, saliva, sêmen e outras secreções orgânicas de pessoas portadoras deste vírus.
  • A hepatite B é uma das principais causas de cirrose e câncer de fígado no mundo.
  • Estima-se que haja 257 milhões de indivíduos portadores do vírus da hepatite B no mundo.
  • Em 2015 ocorreram 887.000 óbitos por complicações da hepatite B, incluindo cirrose e câncer de fígado.
  • Entretanto, a hepatite B pode ser evitada pela vacinação, a qual é segura e eficaz

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas

Nome
Telefone
Selecione a unidade
Mensagem
local

Unidade Barra da Tijuca

local

Avenida das Américas, 3255 – Loja 252/253 (Shopping Barra Garden – 2º piso)

local

Unidade Copacabana

local

Rua Siqueira Campos, 93 – Grupo 606 (Ed. Medical Center)

local

Unidade Ipanema

local

Rua Visconde de Pirajá, 260 – Loja E (próximo a Vinicius de Moraes)

© 2019 PREVCENTER Agência Digital no RJ