Pneumocócica conjugada 13-valente
A doença pneumocócica, e em particular a pneumonia pneumocócica, é um problema grave de saúde pública. A doença pneumocócica causa o óbito de 1,6 a 2,0 milhões de pessoas a cada ano no mundo; metade destes óbitos ocorrem nos adultos e idosos.
A pneumonia é a principal causa de internação hospitalar nas pessoas com mais de 50 anos de idade. O pneumococo é a bactéria responsável por grande parte dos casos de pneumonia, otite, sinusite, infecções da corrente sanguínea e meningite em todo o mundo.
No Brasil, todos os adultos acima de 60 anos de idade devem se vacinar contra a infecção pneumocócica com esquema sequencial utilizando inicialmente a vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13) seguida de uma dose da vacina pneumocócica polissacáride 23-valente (VPP23) a doze meses depois, e uma segunda dose de VPP23 cinco anos depois.
Para aqueles que já receberam a VPP23, recomenda-se um intervalo de um ano para a aplicação da VPC13 e de cinco anos para a aplicação da segunda dose da VPP23, com intervalo mínimo de dois meses entre elas. Para os que já receberam duas doses da VPP23, recomenda-se uma dose da vacina 13 valente (VPC13) com intervalo mínimo de um ano após a última dose da VPP23. Se a segunda dose de VPP23 foi aplicada antes dos 65 anos, está indicada uma terceira dose depois desta idade, com intervalo mínimo de cinco anos da última dose.
A vacinação contra a infecção pneumocócica também está fortemente recomendada, independentemente da idade, para todas as pessoas portadoras de doenças com risco elevado para infecção pneumocócica, tais como: imunodeficiências adquiridas ou congênitas, portadores de HIV, insuficiência renal crônica, síndrome nefrótica, leucemias, linfomas, doença de Hodgkin, neoplasia, imunossupressão por drogas, transplantados de órgãos sólidos, mieloma múltiplo, esplenectomizados, anemia falciforme, fístula liquórica e implante coclear. Nestes casos o intervalo entre a vacina pneumocócica conjugada 13-valente e a vacina pneumocócica polissacáride 23-valente será de dois meses; uma segunda dose de VPP23 deve ser administrada cinco anos depois desta última vacina.
Pessoas portadoras de doença pulmonar crônica, enfisema, asma, fumantes, doença cardiovascular crônica, diabetes mellitus, doenças hepáticas crônicas e cirrose também tem indicação da vacina contra infecção pneumocócica.