Pneumocócica conjugada 13-valente
A doença pneumocócica é um problema de saúde pública sendo responsável pelo óbito de 1,6 a 2,0 milhões de pessoas a cada ano no mundo; metade destes óbitos ocorrem nas crianças. A doença pneumocócica é a causa mais comum de óbitos causados por doenças passíveis de prevenção no mundo. O pneumococo é a bactéria responsável pela maior parte dos casos graves de meningite, pneumonia, infecções da corrente sanguínea, sinusite e otite média nas crianças em todo o mundo. O risco de doença pneumocócica invasiva é maior nas crianças com menos de um ano de idade; portanto o esquema de vacinação deve ser iniciado o mais precocemente possível.
A vacina pneumocócica conjugada 13-valente inclui os 13 sorotipos desta bactéria mais prevalentes nas doenças pneumocócicas como meningite, pneumonia, e otite média aguda.
Esquema: Recomenda-se três doses desta vacina no primeiro ano de vida aos 2, 4 e 6 meses, e uma quarta dose de reforço entre 12 e 15 meses de idade.
Importante: As crianças saudáveis até os cinco anos e as crianças com risco elevado até os seis anos de idade, que fizeram as quatro primeiras doses da vacina conjugada 10 valente, devem receber uma dose adicional da vacina 13 valente respeitando intervalo mínimo de dois meses após a última dose.
Crianças e adolescentes com risco elevado para doença pneumocócica invasiva, previamente não vacinados, podem receber a vacina pneumocócica conjugada 13-valente até os 18 anos; nesses casos, também devem receber a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente com intervalo mínimo de dois meses entre elas.