Prezados clientes,
A PREVCENTER tem prestado alguns esclarecimentos sobre as vacinas contra COVID-19 no formato “Perguntas e Respostas”, os quais esperamos que sejam úteis.
1- Posso tomar as demais vacinas do calendário de vacinação e qual o intervalo necessário entre a vacina contra COVID-19 e as demais vacinas?
As demais vacinas do calendário podem e devem ser realizadas. Entretanto, se faz necessário respeitar um intervalo mínimo de 14 dias entre as doses da vacina contra COVID-19 e as demais vacinas. A vacina para a prevenção da COVID-19 não deve impossibilitar que as demais vacinas do calendário de imunização sejam administradas e mantidas em dia. A administração no mesmo dia com outras vacinas não está recomendada por falta de estudos de eficácia e segurança.
2- Quais as vacinas disponíveis neste momento no Brasil?
Duas vacinas já foram liberadas para uso emergencial no Brasil enquanto aguardam a resposta da ANVISA em relação ao pedido do registro definitivo. A vacina denominada CoronaVac, de vírus inativado, foi desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e a vacina ChAdOx1nCoV-19 (AZD1222), desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca, de vetor viral utilizando um adenovírus símio de replicação deficiente expressando a glicoproteína Spike do SARS-CoV-2.
3- Qual a diferença entre eficácia e efetividade de uma vacina?
Eficácia da vacina se refere aos resultados dentro de um estudo clínico controlado, onde voluntários recebem a vacina ou um placebo e são acompanhados para se verificar o percentual de redução da incidência da doença no grupo de vacinados quando comparados com o grupo dos não vacinados. A efetividade se refere ao impacto associado a vacinação em determinada população (mundo real), p.ex., quantos casos da doença, hospitalizações e óbitos foram evitados.
4- Qual das vacinas é mais eficaz?
Os estudos da vacina CoronaVac realizados no Brasil em profissionais da saúde demonstraram uma eficácia global de 50,39% na prevenção de casos de COVID-19 sintomáticos; quando se avaliou a prevenção somente dos casos de COVID-19 que necessitaram algum tipo de assistência, a eficácia da vacina foi de quase 78%.
Em relação a vacina ChAdOx1nCoV-19 (Oxford), os estudos do Reino Unido, África do Sul e Brasil, demonstraram eficácia de 70,4% na prevenção de casos de COVID-19 sintomáticos catorze ou mais dias após a segunda dose. A eficácia variou de aproximadamente 62% a 90% na dependência da dose e do intervalo entre as mesmas.
É importante ressaltar que as eficácias das duas vacinas não devem ser comparadas pois a população de cada estudo variou em relação ao sexo, idade, comorbidades, dentre outros; critérios para detecção dos casos de COVID-19 nos voluntários também variou entre os estudos.
5- Qual o esquema e o intervalo entre as doses das vacinas?
O esquema da vacina CoronaVac é composto por duas doses; a primeira dose na data escolhida, e a segunda dose duas a quatro semanas após a primeira dose. Para a vacina de Oxford-AstraZeneca também são recomendadas duas doses com intervalo de quatro a 12 semanas entre as doses; estudos sugerem que quando a segunda dose é administrada em um período mais longo, a resposta imunológica parece ser melhor.
Todas as nossas unidades encontram-se abertas atendendo com normas rígidas de segurança e dispondo também de serviços de atendimento domiciliar (consulte os bairros), realizados por equipe de enfermagem exclusivamente de nível superior utilizando equipamentos de proteção individual.
A direção
PREVCENTER COPACABANA
Rua Siqueira Campos, 93 Sala 606
(21) 2236-6613 / 2255-1403
2ª a sexta de 9 às 17:00hs
sáb. de 9 às 15:00hs
PREVCENTER IPANEMA
Rua Visconde de Pirajá, 260 Lj. E
(próximo a Vinicius de Moraes)
(21) 2523-5636
2ª a sexta de 9 às 18:00hs
sáb. de 9 às 15:00hs
PREVCENTER BARRA
Av. das Américas, 3255 Lj. 252
Shopping Barra Garden
(21) 3326-2106 / 3326-2309
2ª a sexta de 9 às 18:00hs
sáb. de 9 às 17:00hs