Gripe (Influenza)
A gripe humana, conhecida como Influenza, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.
A transmissão ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada para a pessoa sadia durante a tosse ou o espirro. O período de incubação varia de um a quatro dias; a transmissão do vírus pode ter início no dia anterior ao início dos sintomas até o sétimo dia e, por vezes, até o décimo dia de doença.
Por vezes a gripe é doença potencialmente grave e acompanhada de complicações sérias tais como pneumonia bacteriana, otite, sinusite, desidratação, agravamento de doenças crônicas e óbito. Os idosos, as crianças, as gestantes e os portadores de doenças crônicas apresentam risco elevado de complicações pela gripe; portanto devem receber prioritariamente a vacina contra a gripe.
Aqueles que convivem no mesmo domicílio com pessoas que apresentam maior risco de complicações devem se vacinar.
A cada ano cerca de 10% a 20% da população mundial é acometida pela gripe humana com mais de meio milhão de óbitos. No Brasil, o pico de incidência da gripe ocorre entre o final de maio até agosto; portanto, recomendamos que a vacina seja realizada antes dos meses de inverno.
Esquema: O esquema vacinal consiste em uma dose anualmente; idealmente a partir do início de março. A vacina contra a gripe confere proteção a partir de duas semanas após sua administração. A vacina é inativada, purificada e segura; dor local e pequena enduração podem ocorrer.
Devem vacinar contra a gripe: todas as pessoas acima de seis meses; portanto recomenda-se que todos os adultos e os idosos se vacinem contra a gripe.