A doença pneumocócica é a causa mais comum de óbitos causados por doenças passíveis de prevenção no mundo. O risco de doença pneumocócica invasiva é maior nas crianças com menos de um ano de idade; portanto o esquema de vacinação deve ser iniciado o mais precocemente possível.
As vacinas disponíveis na PREVCENTER são as vacinas pneumocócicas conjugadas 13-valente e 15-valente. Esta vacina confere uma proteção mais ampla em relação a vacina 10-valente apresentando uma proteção adicional contra 3 sorotipos desta bactéria.
A vacina pneumocócica conjugada 13-valente inclui os 13 sorotipos desta bactéria mais prevalentes nas doenças pneumocócicas, e a vacina pneumocócica conjugada 15-valente 15 sorotipos. Essas doenças incluem meningite, pneumonia, e otite média aguda.
As crianças saudáveis até os cinco anos e as crianças com risco elevado até os seis anos de idade, que fizeram as quatro primeiras doses da vacina conjugada 10 valente, devem receber uma dose adicional das vacinas 13-valente ou 15-valente, respeitando o intervalo mínimo de dois meses após a última dose.
Crianças e adolescentes com risco elevado para doença pneumocócica invasiva, previamente não vacinados, também devem receber a vacina pneumocócica conjugada 13-valente ou 15-valente até os 18 anos. Nesses casos, também devem receber a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente com intervalo mínimo de dois meses entre elas.
Entre os adultos, a pneumonia é a principal causa de internação hospitalar naqueles com mais de 50 anos de idade. Existem três vacinas contra a infecção pneumocócica: a vacina pneumocócica polissacáride 23-valente (VPP23) e as vacinas pneumocócicas conjugada 13-valente (VPC13) e conjugada 15-valente (VPC15). Esquema sequencial, as vacinas conjugada 13-valente ou 15-valente e polissacáride 23-valente, está indicado para todos os adultos saudáveis acima de 60 anos de idade e para todos os adultos de qualquer idade portadores de doenças com risco elevado para infecção pneumocócica, tais como: imunodeficiências, HIV, insuficiência renal crônica, síndrome nefrótica, leucemias, linfomas, doença de Hodgkin, neoplasia, imunossupressão por drogas, transplantados de órgãos sólidos, mieloma múltiplo, esplenectomizados, anemia falciforme, fístula liquórica e implante.