CONHEÇA NOSSO BLOG
29Mar
Idosos tomam a Vacina Contra A Gripe

Vacina contra a GRIPE TETRAVALENTE 2022 está disponível

Compartilhe !

Neste ano houve duas atualizações importantes na composição da vacina tetravalente contra a GRIPE a qual está sendo utilizada na temporada 2022 no hemisfério sul: a cepa do vírus influenza AH3N2/Darwin/9/2021, responsável pelo surto ocorrido no final de 2021 no Rio de Janeiro e outras capitais, e a cepa do vírus influenza B/Austria/1359417/2021.

Aqueles que vacinaram contra a gripe no final do ano passado decorrente do grande aumento dos casos de influenza causados na sua maior parte pelo vírus AH3N2/Darwin/9/2021, já podem e devem receber a vacina contra a gripe atualizada na temporada 2022, a qual agora confere proteção também contra este subtipo do vírus influenza A.

A Organização Mundial da Saúde definiu como grupos prioritários para vacinação contra a gripe os profissionais da saúde, os idosos, as crianças entre 6 meses e cinco anos de idade, as gestantes e os portadores de determinadas doenças crônicas. 

A vacina contra a gripe também está recomendada para todas as pessoas acima de seis meses de idade, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos, que desejem se vacinar. 

Segundo a O.M.S, a cada ano, são cinco milhões de casos graves de GRIPE em todo o mundo e até 650.000 óbitos.

Nas pessoas com 12 anos ou mais de idade, as vacinas contra a Covid-19 e contra influenza podem ser administradas simultaneamente ou em qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Para as crianças de cinco a 11 anos de idade, contempladas nos grupos prioritários para a influenza, é importante que seja priorizada a administração da vacina contra a Covid-19. Nestas situações, deve-se respeitar o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas contra Covid-19 e contra a gripe. 

Decorrente da baixa cobertura vacinal contra influenza no ano passado, lembramos sobre a importância de atingirmos a meta de cobertura vacinal de pelo menos 90%, na vacinação contra a gripe, para cada um dos grupos considerados prioritários.

Na PREVCENTER estão disponíveis somente vacinas tetravalentes contra a gripe conferindo maior proteção, pois sua composição fornece cobertura contra duas cepas do vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e, também contra duas linhagens das cepas do vírus influenza B.

Posts Recentes Categorias Tags
© 2022 PREVCENTER Agência Digital no RJ