CONHEÇA NOSSO BLOG
09Abr
Profissional colocando a vacina na seringa.

Doença pneumocócica: entenda a importância da vacinação

Compartilhe !

A doença pneumocócica, e em particular a pneumonia pneumocócica, é um problema grave de saúde pública, sendo responsável pelo óbito de 1,6 a 2,0 milhões de pessoas a cada ano no mundo; os adultos e idosos contribuem com 50% destes óbitos e a outra metade ocorre principalmente nas crianças até os cinco anos de idade.

Segundo dados do Centers for Disease Control and Prevention estima-se que 150.000 hospitalizações ocorram anualmente nos EUA devido a complicações de pneumonia pneumocócica; 1 em cada 20 evoluem para o óbito. Estas taxas são ainda mais elevadas entre os portadores de condições de risco para infecção pneumocócica.

A pneumonia é uma das principais causas de internação hospitalar nas pessoas com mais de 50 anos de idade.

O Pneumococo, bactéria responsável pela doença pneumocócica, apresenta dezenas de sorotipos; os laboratórios produtores de vacinas se esforçam para incluir o maior número possível dos sorotipos causadores da doença na composição da vacina para a prevenção da doença pneumocócica.

Recentemente foi aprovada a vacina conjugada pneumocócica 20-valente (VPC20), internacionalmente conhecida como Prevenar® 20, para a prevenção da doença pneumocócica invasiva, pneumonia e otite média aguda causadas por 20 diferentes sorotipos da bactéria Pneumococo.

Esta vacina apresenta uma proteção adicional contra mais sete sorotipos em relação à vacina conjugada mais antiga conhecida internacionalmente como Prevenar® 13 e contra mais cinco sorotipos em relação à vacina conjugada pneumocócica 15-valente (VPC15), conhecida internacionalmente como Vaxneuvance®.

As vacinas conjugadas contra a doença pneumocócica estão recomendadas de rotina para uso em bebês com menos de 5 anos. Na vacinação de rotina das crianças, com o intuito de ampliar a proteção para sorotipos adicionais, recomenda-se, preferencialmente, as vacinas conjugadas 20-valente ou 15-valente.

A vacinação contra a doença pneumocócica também está indicada para todas as crianças, adolescentes e adultos de qualquer idade que apresentem risco aumentado para a doença pneumocócica decorrente de doenças crônicas do pulmão, fígado, coração e rins, diabetes, portadores de comprometimento imune, fístula liquórica, implante coclear, alcoolismo e fumo.

Recentemente, em outubro de 2024, o Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunizações (ACIP) nos Estados Unidos da América (EUA) recomendou a redução na idade para a vacinação de rotina contra a doença pneumocócica dos adultos e idosos, de 65 anos para 50 anos de idade.

Portanto, a vacina contra pneumonia está atualmente recomendada de rotina para todos os adultos a partir dos 50 anos de idade.

Informamos que as vacinas conjugadas mais modernas (20-valente e 15-valente) contra a doença pneumocócica estão disponíveis na Prevcenter.

Posts Recentes Categorias Tags
© 2025 PREVCENTER Clínica de Vacinação