A vacina contra febre amarela está disponível em nossas unidades

banner_blog


A vacina contra febre amarela está disponível em nossas unidades


 

Prezado(a) cliente,

A vacina contra a febre amarela do laboratório Sanofi Pasteur (França) está disponível nas unidades da Prevcenter.

Recentemente, decorrente do grande número de casos notificados de febre amarela no Brasil, com a ocorrência de casos também em Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro, o Ministério da Saúde definiu novas áreas de recomendação temporária de vacinação.

Portanto, neste momento, a vacina contra a febre amarela também está indicada para a população do Rio de Janeiro.

 

O Ministério da Saúde adotou a recomendação de vacinação contra febre amarela para todos com idade entre 9 meses a 59 anos de idade, desde que não apresentem contraindicação.

A vacinação é segura, garante proteção prolongada e, é a forma mais eficaz de prevenção contra a febre amarela.

mapa2

Prezados colegas,

O Brasil tem vivenciado o maior surto de febre amarela observado nas últimas décadas, envolvendo principalmente os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, que apresentam os maiores números de casos confirmados, mas também os Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro (Figura 1). O grande receio é a possibilidade de urbanização de uma doença que não ocorre nos centros urbanos desde 1942 no Brasil, mas que tem assolado países africanos como Angola e República Democrática do Congo obrigando, somente em 2016, a Organização Mundial da Saúde (OMS) direcionar e reabastecer três vezes sua reserva de emergência internacional para a vacinação contra a febre amarela.

Apesar de evidências, divulgadas pela OMS, de proteção prolongada após uma única dose da vacina contra a febre amarela, até a pouco tempo o Brasil recomendava a realização de esquema de duas doses da vacina contra a febre amarela no qual estava indicado uma dose de reforço após 10 anos da primeira dose.

Recentemente, o Ministério da Saúde seguindo a recomendação da OMS, baseada nos dados de proteção prolongada associados a esta vacina, adotou esquema de dose única para as áreas com recomendação de vacinação em todo o país. Tal fato deveu-se também, em parte, a necessidade de vacinação de um número maior de pessoas diante das reservas limitadas na produção desta vacina. Entre os produtores credenciados pela OMS estão a Sanofi-Pasteur (França), Bio-Manguinhos (Brasil) e Instituto Pasteur (Senegal).

Portanto, todos com idade entre 9 meses a 59 anos de idade residentes ou viajantes para áreas com recomendação de vacinação, devem receber a vacina contra a febre amarela desde que não apresentem contraindicação.

Atualmente, o Centro de Controle de Doenças (CDC) nos EUA também não recomenda doses de reforço para a maior parte dos viajantes; entretanto considera a realização de uma dose de reforço para aqueles viajantes que vacinaram a mais de dez anos e se destinam para áreas de risco elevado ou com a ocorrência de surto da doença.

Informamos que a vacina contra a febre amarela da Sanofi-Pasteur (França) está disponível nas unidades da Prevcenter Clínica de Vacinação.

Atenciosamente,
Dr. Ronaldo Rozenbaum
Diretor Médico


Visite uma de nossas unidades

IPANEMA:
Rua Visconde de Pirajá 260 loja E (próximo à Rua Vinicius de Moraes)
☎ (21) 2523-5626 e 2523-5636
Horário de funcionamento: de segunda a sábado de 9 às 18h
prevcenteripanema@prevcenter.com.br – Estacionamento rotativo com manobrista (30m adiante)

COPACABANA:
Rua Siqueira Campos 93, Sala 606 – Edifício Medical Center
☎ (21) 2255-1403 e 2236-6613
Horário de funcionamento: de segunda a sexta de 9 às 19h e sábado de 9 às 15h
prevcentercopa@prevcenter.com.br – Estacionamento rotativo com motorista

BARRA DA TIJUCA:
Av. das Américas N° 3255, Lj. 252 – Shopping Barra Garden
☎ (21) 3326-2106 e 3326-2309
Horário de funcionamento: de segunda a sábado de 9:00 às 20:30h
prevcenterbarra@prevcenter.com.br – Estacionamento rotativo