foto-destaque-calendario-infantil

Vacinas para crianças

Meningocócica Conjugada ACWY

A maioria dos casos de meningite meningocócica no mundo podem ser atribuídos a cinco principais sorogrupos da bactéria causadora desta doença: A, B, C, W135 e Y. A incidência dos sorogrupos variam de país para país, podendo mudar no decorrer do tempo.

De acordo com a OMS, a cada ano, cerca de 500.000 casos de doença meningocócica ocorrem em todo o mundo, causando em torno de 50.000 mortes. A doença meningocócica é repentina e de rápida progressão, podendo levar o paciente ao óbito em um intervalo de 24 a 48 horas.

No Brasil circulam os sorogrupos B, C, W135 e Y, esta doença ocorre de forma endêmica e em surtos epidêmicos. Nesta última década, houve um crescente aumento do sorogrupo C e uma redução do número de casos pelo sorogrupo B; neste período, observou-se ainda um aumento dos casos pelos sorogrupos W135 e Y, sendo que os dois juntos são responsáveis por cerca de 8-10% dos casos em alguns estados do Brasil. Mais recentemente, o sorogrupo B tornou-se a principal causa de doença meningocócica invasiva em lactentes com menos de 1 ano de idade no Brasil, sendo responsável por 47 a 58% dos casos nesta faixa etária e por expressiva parcela dos casos abaixo dos cinco anos de idade. Considerando-se todas as faixas etárias, o sorogrupo C é o mais prevalente.

No Brasil estão licenciadas as seguintes vacinas conjugadas contra a doença meningocócica:
a) Meningite ACWY-CRM, para uso a partir dos 2 meses de idade;
b) Meningite C, para uso a partir dos 2 meses de idade;
c) Meningite ACWY-TT, para uso a partir de 1 ano de idade;

O esquema de doses varia conforme a vacina utilizada:
– Meningite ACWYCRM: três doses aos 3, 5 e 7 meses de idade e reforço entre 12-15 meses. Iniciando entre 7 e 23 meses de idade: 2 doses, sendo que a segunda dose deve ser obrigatoriamente aplicada após a idade de 1 ano (mínimo 2 meses de intervalo). Iniciando o esquema após os 24 meses de idade: dose única.
– Meningite C: duas doses, aos 3 e 5 meses de idade e reforço entre 12-15 meses. Iniciando o esquema após 1 ano de idade: dose única.
– MenACWY-TT: dose única a partir dos 12 meses de idade.

A recomendação de doses de reforço cinco anos após (entre 5 e 6 anos de idade para os vacinados no primeiro ano de vida) e na adolescência (a partir dos 11 anos de idade) é baseada na rápida diminuição dos títulos de anticorpos associados à proteção, evidenciada com todas as vacinas meningocócicas conjugadas.