A importância da interação familiar durante a gravidez

Interecão familiar durante gravidez


A importância da interação familiar durante a gravidez


 

O nascimento de uma criança é um acontecimento marcante na vida da família. Pais, tios, primos, avós, irmãos… todos comemoram! Porém, ninguém sente tanto essa mudança quanto a mãe do bebê.

Variações hormonais

Tudo começa com o resultado do exame. O “positivo” traz uma carga de fortes emoções e adrenalina, e logo começam os preparativos para a chegada do bebê. A felicidade é grande, mas não podemos esquecer que o corpo da mulher passa por importantes mudanças.

As variações hormonais provocam profundas alterações, tanto físicas como emocionais. Lidar com elas é um dos principais desafios para a grávida e a família do bebê.

No primeiro trimestre da gestação, a placenta ainda está em formação e o que mantém o metabolismo da gravidez é a progesterona, produzida pelo ovário em altas doses. Após esses três meses, a placenta assume o controle. A progesterona também é a responsável pelos famosos enjoos da gravidez. Como se não bastasse, ela provoca sono, salivação e alteração de humor.

O apoio da família

A presença do pai ou companheiro é de fundamental importância, pois tem a função de sustentação do ambiente em que a dupla mãe/bebê habita e amadurece, favorecendo o estabelecimento do vínculo saudável.

O bebê que cresce dentro da mãe é uma responsabilidade do casal. Muito carinho e elogios, além de paciência, são primordiais para a saúde da mãe e do bebê.

Cuidado com os palpites

Mesmo antes do bebê nascer, parentes e amigos já começam com os palpites sobre a gravidez da mãe: “Não come feijão, que dá gases na criança”; “Música alta pode deixar o bebê surdo!”; “Suco de melancia dá azia”, e tantas bobagens que nem sempre ajudam.

Lembre-se que apenas seu médico está capacitado para aconselhar sobre os sintomas e efeitos da gravidez.

Como as famílias estão cada vez menores — e até mesmo os avós vivem ocupados–, as futuras mães tendem a se sentir sozinhas e desamparadas. Por isso, contar com o apoio de pessoas próximas é um privilégio, e essa participação pode fazer toda a diferença.

 


Visite uma de nossas unidades

IPANEMA:
Rua Visconde de Pirajá 260 loja E (próximo à Rua Vinicius de Moraes)
☎ (21) 2523-5626 e 2523-5636
Horário de funcionamento: de segunda a sábado de 9 às 18h
prevcenteripanema@prevcenter.com.br – Estacionamento rotativo com manobrista (30m adiante)

COPACABANA:
Rua Siqueira Campos 93, Sala 606 – Edifício Medical Center
☎ (21) 2255-1403 e 2236-6613
Horário de funcionamento: de segunda a sexta de 9h às 19h e sábado de 9h às 15h
prevcentercopa@prevcenter.com.br – Estacionamento rotativo com motorista

BARRA DA TIJUCA:
Av. das Américas N° 3255, Lj. 252 – Shopping Barra Garden
☎ (21) 3326-2106 e 3326-2309
Horário de funcionamento: de segunda a sábado de 9h às 20:30h
prevcenterbarra@prevcenter.com.br – Estacionamento rotativo

close-link