foto-destaque-calendario-idosos v2

Vacinas para idosos

Hepatite A

A hepatite A é adquirida principalmente pela via oro-fecal através do contato pessoa a pessoa ou pela ingestão de alimentos ou água contaminados. A gravidade do quadro clínico aumenta de acordo com a idade da pessoa; no adulto, a hepatite A é comumente acompanhada de sintomas tais como febre, calafrios, fraqueza, falta do apetite, náuseas, icterícia, urina escura, fezes de cor clara, dor abdominal e fadiga. Recaídas e persistência dos sintomas por vários meses ocorrem em cerca de 10-15% dos casos. A hepatite fulminante é a complicação mais temida desta infecção podendo evoluir para o óbito.

Esquema: O esquema de vacinação é composto por duas doses com um intervalo de seis meses entre as mesmas. A eficácia da vacina é de aproximadamente 100%. Embora não tenha sido bem estabelecido à duração da imunidade induzida pela vacinação, atualmente estima-se que esta deve se estender por pelo menos 20 anos.

Devem vacinar contra a hepatite A: todos os adultos que desejem se proteger contra a hepatite A e, particularmente, aqueles residentes de área endêmica, viajantes para áreas endêmicas e portadores de doença hepática crônica.