foto-destaque-vacinas-disponiveis

Vacinas disponíveis

Gripe (Influenza)

A GRIPE humana, conhecida como Influenza, é uma doença altamente contagiosa, potencialmente grave e acompanhada de complicações sérias tais como pneumonia bacteriana, otite, sinusite, desidratação e agravamento de doenças crônicas. As crianças, os idosos, as gestantes e os portadores de doenças crônicas apresentarem risco elevado de complicações pela gripe; portanto devem receber prioritariamente a vacina contra a gripe.

A cada ano cerca de 10% a 20% da população mundial é acometida pela gripe humana com mais de meio milhão de óbitos. A gripe é uma doença sazonal, portanto a vacina deve ser administrada anualmente antes dos meses de inverno quando sua incidência é maior. A vacina contra a GRIPE está recomendada para todas as pessoas acima dos seis meses de idade.

Recentemente, a novidade na vacina contra a gripe foi a disponibilidade também de vacinas quadrivalentes. Estas vacinas apresentam maior proteção porque sua composição confere cobertura contra duas cepas do vírus influenza A e, agora, também contra duas cepas do vírus influenza B.

A importância das vacinas quadrivalentes, deve-se ao fato de que em vários anos a vacina trivalente não conferiu proteção adequada para a cepa circulante do vírus influenza B. Em grande parte dos países, desde o ano 2000, tem sido observado a circulação simultânea das duas linhagens de vírus influenza B (Victória e Yamagata) em um mesmo ano. Em cerca de 50% das vezes, a linhagem B contida na vacina trivalente não era coincidente com a que predominava em uma determinada temporada. Este não pareamento pode reduzir de forma considerável  o perfil   de efetividade   da vacina em uma determinada estação. As vacinas quadrivalentes são inativadas, seguras e bem toleradas.

Esquema: A vacina inativada trivalente contra o vírus influenza está recomendada anualmente para todos idosos, adultos e crianças acima dos seis meses. A vacina inativada quadrivalente do laboratório Sanofi Pasteur tem registro na ANVISA de duas formulações: a pediátrica, para uso em crianças de seis meses até três anos (0,25mL) e a adulta, para crianças e adultos acima de três anos de idade (0,5mL). A vacina quadrivalente do laboratório GSK está licenciada pela ANVISA em nosso país para crianças e adultos a partir de três anos de idade, em formulação única de 0,5 mL.

Os adultos e idosos necessitam de uma única dose administrada anualmente. As crianças com menos de 9 anos de idade que utilizarem estas vacinas pela primeira vez devem receber duas doses com intervalo mínimo de 1 mês entre as doses; as crianças que tenham previamente recebido a vacina necessitam apenas de uma única dose anual.