Desenvolvimento infantil: os três primeiros anos

Desenvolvimento infantil: os três primeiros anos

Porque essa fase da vida é tão importante?

As experiências vividas pelo seu filho até os três anos de idade são essenciais para o desenvolvimento dele e para o adulto que irá se tornar.

Brincar ao ar livre, cantar, dançar, receber carinho, tomar sol, correr e pular. Se é esse o seu conceito de infância, você está no caminho certo!

Importância da amamentação exclusiva

Até os seis meses, o bebê não precisa de nada mais que o leite materno. Não precisa de água, de chás de sucos, de nada. Só o leite da mãe já supre todas as necessidades do bebê.

Em seguida, introduza os alimentos de forma lenta e gradual, pois inicialmente devem complementar o leite materno e não substituí-lo. Recomenda-se oferecer o leite materno em intervalos regulares, antes e/ou depois dos alimentos, de forma a não subtrair mamadas.

Baixo rendimento na escola

Uma dieta inadequada nos primeiros anos da infância pode afetar o posterior desenvolvimento escolar das crianças.

Segundo estudo realizado no Reino Unido, as crianças que até três anos consumiram comida de baixa qualidade nutricional – como alimentos muito processados ou com alto teor de sal e açúcar – progrediam menos no colégio.

Os especialistas descobriram que, em comparação com outras crianças, as que se alimentaram mal tinham 10% menos probabilidade de alcançar níveis de desenvolvimento esperados entre os 6 e os 10 anos.

Os perigos da obesidade infantil

Você sabia que a obesidade na primeira infância pode causar doenças crônicas na adolescência e vida adulta? Esta afirmação é da professora de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Elza Daniel de Mello, palestrante do curso Nestlé de Atualização em Pediatria.

Com relação às complicações clínicas, a obesidade infantil aumenta as chances do desenvolvimento de problemas sérios como diabetes, hipertensão, depressão e problemas respiratórios.

Como evitar?

A mudança de rotina alimentar deve englobar vários fatores. “O sedentarismo contribui para a diminuição do gasto calórico diário”, aponta a professora. “Entre as sugestões para o controle de peso estão a prática de exercícios, ter horários certos para as refeições e não comer assistindo TV”, completa.

Outras dicas que devem ser aplicadas a partir de três anos:

  • Não insistir para que a criança “raspe” o prato
  • Não oferecer porções fartas
  • Evitar a sobremesa
  • Saciar a sede com água e não com sucos e chás.

Dicas para estimular o desenvolvimento do seu filho

Até um ano de idade

  • Estimule o bebê conversando e cantando. Interagir com ele desenvolve a habilidade motora e a percepção visual, tátil e auditiva.

De um a dois anos

  • É comum a criança querer atrair a atenção para si. Procure ensinar palavras e gestos que vão expor suas emoções, uma vez que ela está começando a lidar com os sentimentos.

De dois a três anos

  •  Leve a criança a parques e locais onde possa aumentar sua convivência com outras. Aqui, o estímulo externo se intensifica.

Garanta um ambiente seguro e confortável para o bebê

Alguns cuidados especiais devem ser tomados:

  • Evite deixar produtos de limpeza ao alcance da criança.
  • Telas/grades em janelas devem ser colocados, até antes de o bebê nascer, pois ao engatinhar, ele já consegue subir em sofás e poltronas.
  • É essencial que o trocador seja de tecido confortável e em local seguro. Uma recomendação importante é que ele tenha um cinto em fivela para que o bebê não corra risco de sofrer acidente.
  • Coloque protetores de tomadas para evitar que o bebê insira objetos pontiagudos ou os dedos na tomada da rede elétrica. Crianças pequenas são curiosas e tendem a brincar com qualquer coisa a seu alcance.

Proporcione o convívio com outras crianças e adultos

A criança precisa frequentar um ambiente de socialização, garantindo condições adequadas de desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social.

Ao conviver com outras crianças e adultos, seu filho aprende mais sobre o mundo, se desenvolve, amadurece e amplia suas experiências e conhecimentos.

Finalmente, podemos resumir em seis os componentes básicos determinantes para o crescimento físico e emocional saudável:

  • Aleitamento materno

É recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que amamentar exclusivamente até os seis meses e continuar com a amamentação até os dois anos de idade.

  • Estímulo de experiências sensoriais

Jogos, brincadeiras e outras atividades sensoriais estimulam a inteligência, ajudam na criatividade e permitem que a criança aprenda mais e melhor.

Isso ocorre porque cérebro tem a oportunidade de acionar diferentes canais para a entrada de conhecimento, contemplando todos os estilos de aprendizagem.

  • Resposta às necessidades da criança

As emoções como tristeza, medo e alegria são elementos básicos da personalidade das pessoas e é na primeira infância que começam se manifestar. Procure perceber e dar a atenção devida a essas emoções.

  • Presença física constante com toque carinhoso

Está comprovado que pessoas que tiveram um forte vínculo afetivo com a mãe são os que demonstram menor índice de ansiedade e outros distúrbios psicológicos na idade adulta.

  • Espaço e tempo para brincadeira

As brincadeiras infantis fazem parte de nossa formação social, intelectual e afetiva. Através das brincadeiras, as crianças se socializam e adquirem muitos dos hábitos culturais da vida adulta. O brincar é a linguagem da criança, e é imprescindível para um pleno desenvolvimento infantil.

  • Calendário de vacinação

Um dos primeiros cuidados em relação à saúde do bebê são as vacinas feitas ainda na maternidade. A vacinação é essencial para manter a criança saudável e deve ser realizada periodicamente durante os primeiros anos de vida.

 


Visite uma de nossas unidades

IPANEMA:
Rua Visconde de Pirajá 260 loja E (próximo à Rua Vinicius de Moraes)
☎ (21) 2523-5626 e 2523-5636
Horário de funcionamento: de segunda a sexta de 9h às 18h30 e sábado de 9h às 18h 
prevcenteripanema@prevcenter.com.br – Estacionamento rotativo com manobrista (30m adiante)

COPACABANA:
Rua Siqueira Campos 93, Sala 606 – Edifício Medical Center
☎ (21) 2255-1403 e 2236-6613
Horário de funcionamento: de segunda a sexta de 9h às 19h e sábado de 9h às 15h
prevcentercopa@prevcenter.com.br – Estacionamento rotativo com motorista

BARRA DA TIJUCA:
Av. das Américas N° 3255, Lj. 252 – Shopping Barra Garden
☎ (21) 3326-2106 e 3326-2309
Horário de funcionamento: de segunda a sábado de 9h às 20:30h
prevcenterbarra@prevcenter.com.br – Estacionamento rotativo