Varicela (catapora): sintomas, transmissão e dúvidas frequentes


A catapora é uma doença causada por vírus e é extremamente contagiosa


Uma das doenças mais comuns da infância e também uma das mais contagiosas é conhecida popularmente como catapora e chamada pelos médicos de varicela. Ela acomete pessoas de diversas faixas etárias. Embora um número maior de hospitalizações seja observado em crianças entre 1 e 4 anos, os adultos apresentam maior risco de evolução da doença com complicações e hospitalizações.

Sintomas da catapora

Após o contágio, os sintomas levam de duas a três semanas para aparecerem e incluem febre, mal-estar geral e lesões na pele acompanhadas de coceira e manchas vermelhas. Essas manchas normalmente aparecem no peito, abdômen e nas costas, e se transformam em bolhas contendo fluido, que posteriormente secam e cicatrizam

Transmissão da catapora

A catapora é transmitida facilmente or gotículas de saliva que são liberadas no ar. Também pode ser contraída caso haja contato com as lesões da pele de quem tem a doença.

Prevenção da catapora

O esquema de vacinação atualmente adotado de rotina pelo Programa Nacional de Imunizações recomenda que:

Todas as crianças e adolescentes devem receber duas doses da vacina contra a varicela após o primeiro ano de vida. A primeira dose está indicada aos 12 meses de idade e uma segunda dose deve ser realizada a partir dos 15 meses.

As crianças entre 12 meses e 12 anos que tenham recebido apenas uma dose da vacina devem receber uma segunda dose, respeitando o intervalo mínimo de três meses entre as doses.

A vacina contra a varicela também está indicada para todos os adultos e adolescentes suscetíveis; após os 13 anos de idade, o esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de um a dois meses entre as doses.

Além da vacinação, outros cuidados devem ser tomados, tais como: evitar o contato com a criança contagiada (principalmente se a pessoa ainda não teve a doença), usar luvas para tratar as bolhas, não tocar, coçar ou estourar as feridas da catapora, usar máscara pois a catapora também se pega através da inalação de gotículas de saliva, tosse ou espirro e lavar sempre as mãos.

Perguntas Frequentes sobre a catapora

A catapora é uma doença que acomete somente as crianças?

Embora seja mais frequente nas crianças, os adolescentes e os adultos que não apresentaram a doença e que não foram vacinados também estão sob risco de adquirir a catapora.

A varicela é uma doença grave?

A varicela, também conhecida como catapora, é uma infecção viral, aguda e caracterizada pelo surgimento de pequenas bolhas (vesículas), pústulas e crostas (casquinha) na pele.

Na criança saudável, a varicela é geralmente uma doença benigna, entretanto podem ocorrer infecções bacterianas secundárias da pele e, mais raramente, formas graves da doença com acometimento do cérebro, fígado e pulmões.

Nos adultos, geralmente as manifestações clínicas são mais graves e a ocorrência de óbitos pela doença pode ser até quinze vezes maior quando comparados com as crianças.

Quem não pode tomar esta vacina?

Esta vacina está contraindicada para as pessoas portadoras de imunodeficiências e para as gestantes.

A catapora é contagiosa?

A varicela é doença muito contagiosa. A transmissão acontece de pessoa a pessoa, através das secreções respiratórias ou pelo contato direto com o líquido das vesículas cutâneas. Indiretamente a catapora pode ser transmitida por objetos contaminados com as secreções das vesículas e das membranas mucosas de pacientes infectados.

O período de incubação é de 14 a 16 dias, mas pode variar entre 10 a 20 dias após o contato. O período de transmissão da catapora varia de dois dias antes da erupção da pele até todas as vesículas se tornarem crostas.

Dr. Ronaldo Rozenbaum

Diretor Médico da Prevcenter Clínica de Vacinacão

REFERENCIAS

Referências

UpToDate-Clinical features of varicella-zoster virus infection: Chickenpox; Aug, 2018

Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Calendário de vacinação: recomendações 2018/2019


Visite uma de nossas unidades

Unidade Barra da Tijuca
☎ (21) 3326-2106 ou (21) 3326-2309

Unidade Copacabana
☎ (21) 2255-1403 ou (21) 2236-6613

Unidade Ipanema
☎ (21) 2523-5626 e (21) 2523-5636